A Cidade do Samba ocupa uma área de 114.000m2, construída pela Prefeitura do Rio, na zona portuária. Foi neste local que nasceu o Samba Carioca.
O desenho da Cidade do Samba forma uma figura geométrica, com as fábricas circundando a praça central. É como se o mundo do samba estivesse abraçando os seus ancestrais que estiveram por aqui nos séculos XVII e XVIII, trazendo a arte da dança e da música africanos, hoje incorporada às tradições culturais brasileiras.
Mais do que um centro de visitação turística, a Cidade do Samba se consolida como um núcleo de produção da genuína arte brasileira. Na Cidade do Samba podemos ver os carros alegóricos que desfilam no Sambódromo, acompanhar a sua construção, as técnicas de montagem, etc...Também podemos visitar os ateliês de costura, chapelaria, adereçaria, além das oficinas de isopor e modelagem em fibra de vidro.
A Programação Cultural da Cidade do Samba oferece aos visitantes, espetáculos e shows inesquecíveis com a participação de cantores, ritmistas, passistas, baianas, destaques, mestre-salas e porta-bandeiras, que desfilam no palco e, ao final da apresentação, convidam o público para um desfile de verdade, na pista que circunda os 12 barracões.
Visitas de terça-feira a sábado a partir das 10:00h da manhã. Duração da visita: 4 horas, com almoço na Cidade do Samba. Preço por pessoa, R$ 90,00.
Nos dias de show (consultar a programação) as visitas iniciam-se a partir das 17:00h e inclui ingresso para o espetáculo e jantar. Preço por pessoa, R$ 200,00